Plano Nacional de Recursos Hídricos vai garantir uso racional da água

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e o presidente da Superintendência de Desenvolvimento em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), Darcy Deitos, participaram na última segunda-feira (30), em Brasília, da XVIIª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos ? em que foi votado o Plano Nacional de Recursos Hídricos. A reunião foi presidida pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Com a aprovação, unânime, o Brasil tornou-se o primeiro país da América Latina a ter um Plano Nacional de Recursos Hídricos desenvolvido através da gestão integrada. Mais de sete mil pessoas colaboraram para a elaboração do documento ? que apresenta um conjunto de diretrizes, metas e programas para garantir o uso racional da água no Brasil até 2020.

O Paraná encaminhou onze emendas. Sete delas foram aprovadas e irão incorporar o documento final que será disponibilizado pela Secretaria Executiva do CNRH para todo o país.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, a inclusão do Complexo de Iguape-Cananéia-Guaraqueçaba no Programa de Gestão de Recursos Hídricos Integrado ao Gerenciamento Costeiro foi uma das proposições apresentadas pelo Paraná que se destacou durante a votação. ?O complexo é um dos cinco maiores berçários de vida marinha do mundo e necessita de intervenções especializadas que considerem suas particularidades regionais?, explicou Cheida.

O tratamento da poluição difusa, promovida pelo escoamento superficial da água da chuva, foi outro tema defendido pelo Paraná, pois ?a poluição difusa é um dos grandes impactantes sobre os recursos hídricos nas áreas urbanas e existem poucos estudos desenvolvidos nesta área?, argumentou Darcy Deitos.

O secretário solicitou ainda que, além de informações sobre tecnologias para captação, armazenamento e uso de água de chuva, seja considerado o tratamento desta água no Programa de Usos Múltiplos e Gestão Integrada de Recursos Hídricos.

?O governo do Paraná deu uma colaboração decisiva na aprovação do histórico plano nacional de recursos hídricos, demonstrando o conhecimento e a vigilância necessários para que o Brasil cuide de forma exemplar dos seus recursos hídricos?, avaliou.

O Plano Nacional de Recursos Hídricos será apresentado no México, durante o 4° Fórum Mundial das Águas, que será realizado entre os dias 16 e 22 de março de 2006.

Voltar ao topo