Pires pede investimento e não dá prazo para fim de crise

O ministro da Defesa, Waldir Pires, anunciou hoje uma série de medidas para resolver o caos aéreo, após se reunir em Brasília com representantes da Aeronáutica, da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em entrevista coletiva, Pires revelou que para reverter a crise no setor é necessário investir em equipamentos, máquinas, infra-estrutura, pistas, além de medidas de recursos humanos e possíveis contratações de controladores. O ministro, entretanto, não fixou prazos, conforme o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigiu recentemente.

"Nós estamos elencando todos os problemas de diagnóstico, são fatos antigos, alguns são até de decênios. Temos que vencê-los, vamos vencê-los. E conseqüentemente a partir daí construir um caminho cada vez melhor de um sistema de transporte aéreo que possa atender às expectativas de desenvolvimento e de necessidades do nosso povo. Essencialmente, foram esses os objetivos do nosso encontro hoje", resumiu Pires.

Questionado sobre o caso de possíveis aquartelamentos de controladores de vôos, o ministro disse esperar que esses fatos não ocorram novamente. Em certo momento, ele ressaltou o respeito pelos profissionais e que espera "que todos os controladores militares, enquanto sejam controladores militares, que ele estejam atentos as suas responsabilidades".

Voltar ao topo