PF de Alagoas prende 12 prefeitos, ex-prefeitos e secretários municipais

Trinta pessoas, incluindo 12 prefeitos, ex-prefeitos e secretários municipais, além de empresários e gerentes da Caixa Econômica Federal formam detidas hoje (17) pela Polícia Federal de Alagoas na chamada Operação Guabiru. O decreto de prisão temporária, expedido pelo desembargador Marcelo Navarro, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região com sede em Recife, corre em segredo de justiça.

O grupo vinha sendo investigado há oito meses com base em denúncias de irregularidades levantadas pela Controladoria Geral da União (CGU). Eles são suspeitos de desviar somente este ano R$ 2 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinados à merenda escolar.

Há outros mandados de prisão sendo executados, conforme o superintendente da polícia federal de Alagoas, Carlos Rogério. Ele disse que há indícios de que a quadrilha vinha lesando os cofres públicos há pelo menos 10 anos.

Os agentes federais também apreenderam computadores, armas e documentos durante a operação. Na sede da Polícia Federal de Maceió, a movimentação de advogados dos envolvidos é intensa. Eles estão tentando conseguir hábeas corpus ainda hoje, para permitir que os clientes respondam aos processos em liberdade.

Voltar ao topo