Petrobrás reduz o preço da gasolina

A Petrobras anunciou redução nos preços da gasolina (em 1,6%), do querosene de aviação (em 14,4%), da nafta (em 14,5%) e do óleo combustível (em 2,7%) nas refinarias. Vão aumentar, no entanto, os preços do óleo diesel (9,5%), do gás de cozinha residencial e industrial (5,7%) e do botijão de gás de 13 kg (9,5%). As novas tabelas vigoram a partir da zero hora do dia 1.º de dezembro, domingo.

Em 18 estados e no Distrito Federal haveria uma alta no preço da gasolina no domingo por causa da mudança na base de cálculo do ICMS – que incide depois que o produto sai da refinaria. Segundo a Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis (Fecombustíveis), a queda no preço nas refinarias da Petrobras vai anular a alta prevista nos postos em decorrência do ICMS.

A mudança no imposto não atinge alguns estados, como é o caso do Paraná e São Paulo. Por isso, nestes estados a previsão é de que o preço do litro da gasolina pode cair R$ 0,02.

De acordo com os cálculos da Petrobras, se forem mantidas as atuais margens das distribuidoras e dos postos e as regras tributárias, o reajuste do preço do gás de botijão não ultrapassará 5,6% para o consumidor. No caso do óleo diesel, o aumento será de no máximo 7,8%. Em comunicado, a estatal diz que esses percentuais ?estão sujeitos a variações, para cima ou para baixo, sempre que a competição na distribuição e revenda levar a variações de margens nestes setores?.

Voltar ao topo