Petrobras prevê auto-suficiência em gás em 2009

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse que a empresa prevê ser auto-suficiente em gás em 2009. A estimativa é que nos próximos dois anos o Brasil tenha acréscimo de mais 24 milhões de metros cúbicos diários na produção de gás natural.

Em palestra na Câmara de Comércio Britânica nesta segunda-feira, Gabrielli observou que esse volume é praticamente igual ao total importado pelo Brasil da Bolívia atualmente. "Em dois anos atingiremos a auto-suficiência na produção de gás natural" enfatizou na palestra, onde detalhou o programa de investimentos que a empresa está desenvolvendo até 2010.

A estimativa da companhia é investir em torno de US$ 11 bilhões a cada ano, nos próximos cinco anos. Em entrevista logo após a palestra, Gabrielli ressaltou que a estatal está trabalhando simultaneamente em diversos projetos para ampliar a oferta de gás no mercado interno.

Além da produção interna, a Petrobras avalia a possibilidade de afretar duas unidades de regaseificação do gás natural. Uma dessas unidades, com capacidade entre 12 e 14 milhões de metros cúbicos diários, seria instalada no Rio de Janeiro. Uma segunda unidade, com capacidade para seis milhões de metros cúbicos ao dia, seria para o Ceará. E há uma terceira unidade, ainda possível, para a região Sul brasileira.

Outra alternativa que a empresa está analisando é a redução do consumo de gás natural nas atuais refinarias. Ele estimou que esse consumo pode atingir até seis milhões de metros cúbicos diários e parte disso poderia ser substituído pelo uso de óleo combustível. "Isso depende também de autorizações ambientais", ressalvou.

Voltar ao topo