Pessuti realiza sonho de um dos primeiros montanhistas do Paraná

O governador em exercício Orlando Pessuti realizou o sonho do engenheiro agrônomo Erwin Gröger, 92 anos, nesta quarta-feira (30). Gröger foi um dos primeiros montanhistas do Paraná e, depois que quebrou o fêmur num acidente doméstico, abandonou a escalada e cultivou o desejo de sobrevoar a Serra do Mar. Ele quer registrar a paisagem em uma pintura e deixá-la como registro histórico. ?É como a primeira vez quando andei de avião, estou numa grande expectativa, mesmo tendo 83 anos de montanhismo ativo?, contou ele, antes de subir no helicóptero que o levaria para o passeio.

Austríaco, Gröger mora em Curitiba, desde 1939. Ele veio ao Brasil, fugido da 2.ª Guerra Mundial e, em 1947, fez a sua primeira escalada na Serra do Mar. ?Eu comecei a escalar desde os cinco anos de idade, quando tentava subir nas janelas da minha casa?, brinca, ao demonstrar a sua paixão pelo montanhismo.

Ele conta também que o seu objetivo era conhecer o lado do Pico Paraná que, segundo ele, ninguém escalou até hoje. ?Eu já estive no pico 44 vezes, só que subi por outro lugar. Quero pintar uma tela que transmita não só a atividade de alpinismo, mas, especialmente, a proteção da natureza, e deixá-la como documento para o país,? declarou ele.

Gröger ficou conhecido, por quem pratica o esporte, como ?Professor?. ?Eu sempre ensinava novas técnicas e, em certa época, até mesmo fabricava os grampos para realizar a atividade?, conta ele. O engenheiro também foi o responsável pelo começo da construção da casa de pedra que existe no Pico do Paraná.

Amante da natureza e há mais de 50 anos envolvido com ações de preservação ambiental, Gröger não escondeu um certo desapontamento depois de sobrevoar a Serra do Mar. ?Estou simplesmente realizado com este vôo, mas fiquei muito triste por algumas coisas que vi. Há muito lixo na Serra do Mar. As pessoas precisam se preocupar mais com a nossa vegetação. Todos temos que ter consciência da importância da natureza e cuidar para que as belezas deste país não sejam destruídas pela falta de educação ambiental. Precisamos salvar o nosso meio ambiente?, alertou ele.

Gröger é Cidadão Honorário do Paraná e recebeu este título, na época em que Pessuti era deputado estadual.

Voltar ao topo