Pesquisas vão traçar demanda e cadeia produtiva do turismo no litoral

Representantes do governo do Paraná, das Secretarias Municipais do Turismo e de entidades do setor participaram nesta segunda-feira (03) de uma reunião em Paranaguá, onde definiram pela realização de duas pesquisas que visam conhecer melhor o perfil do turismo no litoral do Paraná. O projeto começa na semana que vem e faz parte da Política Estadual do Turismo que está sendo realizada em parceria com o Sebrae.

De acordo com a coordenadora da equipe da Secretaria do Turismo do Paraná, Gilce Zelinda Battistuz, vão ser pesquisadas nos municípios de Paranaguá (inclusive a Ilha do Mel), Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos, a demanda turística na baixa temporada e a cadeia produtiva do turismo no litoral.

?Nós queremos identificar os visitantes que vêm ao litoral na baixa temporada, saber a idade deste visitante, o que ele faz e quais os atrativos que o trazem para o litoral?, explica Gilce.

O coordenador da equipe da cadeia produtiva do turismo do Ipardes, Marino Castillo Lacay, afirmou que a pesquisa sobre a cadeia produtiva no turismo é inédita e visa identificar aqueles que contribuem para a viabilização do turismo – setores de hotelaria, alimentação, agências de viagem, transporte, entre outros – e também saber como eles interagem entre si.

?Pesquisas identificando os serviços de turismo disponíveis nós temos várias. O que nos falta é justamente saber como é possível trabalhar de forma interligada nesta cadeia, o que ela demanda e o que ela oferece. É isso que nós precisamos descobrir?, afirma.

Entre os parceiros procurados pela Secretaria do Turismo, pelo Ipardes e pelo Sebrae para o desenvolvimento turístico do litoral está o Porto de Paranaguá. ?O porto é fundamental no processo de desenvolvimento do litoral pela característica econômica que ele representa para o desenvolvimento de Paranaguá e da região, além de ser um grande atrativo turístico?, afirma Aldo Cesar Carvalho, representante do Sebrae no projeto.

Para Gilce Zelinda Battistuz, o desenvolvimento turístico de Paranaguá em especial pode se beneficiar e muito do Porto para incentivar, por exemplo, o turismo de negócios. ?Nós pretendemos descobrir como o Porto pode contribuir para trazer mais turistas para Paranaguá e para o litoral como um todo?, afirma. Marino Castillo Lacay também destaca o papel fundamental do Porto de Paranaguá no desenvolvimento turístico da região já que é parte preponderante da cidade.

O superintendente do Porto de Paranaguá, Eduardo Requião, considera que o desenvolvimento turístico do litoral é necessário e acredita que, para haver uma contribuição maior do Porto, é preciso que os municípios do litoral, e em especial Paranaguá, desenvolvam a estrutura necessária para receber mais visitantes.

As pesquisas começam a ser realizadas no dia 10 de julho e vão levar 10 dias para serem concluídas. Depois disso, os dados serão tabulados e uma nova reunião com os representantes municipais será marcada para a apresentação dos resultados e definição de planos e ações que contribuam com o desenvolvimento do turismo no litoral.

Voltar ao topo