Pesquisa sobre desemprego não reflete situação do país, diz ministro

Brasília – O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada hoje, que aponta o maior índice de desemprego dos últimos 15 meses, não reflete a situação do país como um todo.

?Não sei onde o IBGE encontrou esses números, mas infelizmente no Brasil as pesquisas sobre mercado de trabalho são limitadas?, afirmou em entrevista durante a 19ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Em seguida, Marinho afirmou que o IBGE é uma instituição séria e explicou que o levantamento é feito apenas em algumas regiões metropolitanas. Segundo o ministro, o IBGE estuda inclusive a possibilidade de ampliar a pesquisa.

Marinho lembrou que os dados do Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho registram crescimento do emprego. ?Os dados Caged estão apontando exatamente um rumo diferente desse. O crescimento do número de emprego está se dando nas regiões não-metropolitanas?.

De acordo com Luiz Marinho o resultado do Caged, divulgado nesta semana, deve ser confirmado por outros levantamentos, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, e a Relação anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho.

Voltar ao topo