Pequenas e médias empresas aumentam exportações do Paraná

A participação das micro, pequenas e médias empresas é o principal destaque do crescimento de 31,4% nas exportações do Paraná em 2004 sobre o ano anterior, avaliou nesta segunda-feira a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os resultados preliminares de 2004 identificam que mais 1.020 empresas em todo o país ingressaram ao processo exportador. Destas, 900 são consideradas pequenas e médias empresas.

O dados indicam ainda que a meta do governo do Paraná em ampliar a cultura exportadora entre o pequeno e médio empresário tem obtido resultados. O Estado deverá fechar as exportações de 2004 em US$ 9,397 bilhões, melhor índice entre os estados do Sul e quarto no ranking nacional.

Missões

Seguindo a determinação do governador Roberto Requião, a promoção das exportações, o desenvolvimento da produção e de alianças internacionais e no Mercosul têm sido as metas da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, através da realização de missões empresariais no exterior.

"Nestes dois anos de governo, a Secretaria realizou missões paranaenses em todos os países do Mercocul. Executou também seminários de promoção de investimentos e promoveu cursos de exportação para empresários de pequeno porte e treinamento para a formação de agentes de comércio exterior", analisa o secretário Luis Mussi.

"Envolvendo o projeto Exporta Paraná, voltado à capacitação de empresários, e o projeto de Integração Regional, para a aproximação das economias das províncias argentinas e departamentos paraguaios, o Paraná vem aproveitando o seu posicionamento estratégico para canalizar a integração regional do Brasil com o Mercosul e os países do Pacto Andino", acrescenta.

Novos rumos

De acordo com o coordenador de Assuntos do Mercosul, Santiago Gallo, o governo estadual também presta atendimento a comitivas internacionais para o incentivo do comércio exterior e transferência de tecnologia.

"Durante 2004, promovemos ações voltadas ao mercado internacional, como um seminário para informações mercadológicas do Japão para o empresário local e a participação do Paraná como único Estado do Brasil na maior feira do Paraguai e uma das mais importantes do Mercosul: a Expo 2004", afirma Gallo.

Comércio exterior

Entre os principais compradores de produtos paranaenses no ano passado, Estados Unidos (US$ 1,2 bilhão), China (US$ 1,1 bilhão) e Argentina (US$ 552 milhões) se firmaram nas primeiras colocações. A soja em grão foi o produto mais vendido pelo Paraná (US$ 1,27 bilhão), seguido por farelo de soja (US$ 1 bilhão) e óleo de soja (US$ 441 milhões). 

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