Penitenciária de Londrina deve ser inaugurada em dezembro

As obras do Centro de Detenção e Ressocialização de Londrina (CDR) estão em fase de conclusão. ?A unidade está com 90% de seu trabalho finalizado e há estimativas de ser inaugurada em dezembro?, avaliou o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, durante visita àquele CDR, nesta sexta-feira (27), juntamente com engenheiros do Departamento Estadual de Obras e Manutenção (Decom).

Com capacidade para 960 presos, o CDR de Londrina é uma unidade de segurança máxima. O custo da obra é de aproximadamente R$ 12 milhões. O investimento faz parte dos cerca de R$ 96 milhões que o Governo do Estado injetou no Sistema Penitenciário do Paraná nos últimos três anos.

O presídio está localizado próximo a outra unidade prisional, a Casa de Custódia de Londrina, na Rodovia João Alves Rocha Loures. Os agentes penitenciários que trabalharão no novo centro já foram nomeados e estão em treinamento. Os equipamentos de segurança, da administração e móveis também foram adquiridos.  ?A construção do CDR – Londrina, de regime fechado, tem por meta reduzir ao mínimo o problema da superlotação carcerária das delegacias de polícia de Londrina e municípios vizinhos?, disse o secretário.

O centro foi dividido em galerias com pátios de visita, canteiros de trabalho, setores de saúde conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estão em construção as unidades prisionais de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá e Guarapuava. A Secretaria já ampliou o número de vagas nas penitenciárias de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Curitiba e Região Metropolitana.

Voltar ao topo