Paranavaí sedia, nesta quarta, seminário sobre manejo conservacionista

Incentivar produtores rurais e profissionais do setor agropecuário no desenvolvimento de práticas que contribuam para a conservação dos recursos naturais existentes na região noroeste do Paraná. Este é um dos desafios do Governo do Estado, que serão apresentados e discutidos durante o Seminário ?Conservação de Solos e Água no Paraná?.

O evento, que será realizado, nesta quarta-feira, em Paranavaí, vai reunir produtores rurais, técnicos de ciências agrárias e lideranças preocupados com o futuro dos recursos naturais e a agressão ao meio ambiente.

Para o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, a iniciativa traduz a importância dada pelo Governo às questões relacionadas à conservação dos recursos e, conseqüentemente, à proteção da Natureza.

Pessuti lembrou que o Paraná é pioneiro em várias ações que visam a exploração racional e equilibrada dos recursos naturais. ?Nosso Estado é um exemplo a ser seguido. Porém, precisamos estar atentos permanentemente. Não podemos, em nome de uma maior produtividade e do desenvolvimento agrícola, ignorar a importância de tratar o meio ambiente adequadamente?, disse.

Segundo o vice-governador, produtores, técnicos, Governo e toda a comunidade devem se esforçar para que o desenvolvimento sustentável seja uma prática constante. ?Devemos agir racionalmente. A sociedade ganha com isso?, afirmou. ?Com união de todos, nossa força é bem maior. Juntos, podemos adotar políticas que garantam a conservação dos recursos naturais e atendam os interesses dos agricultores e da comunidade onde que vivem?, destacou.

Para o técnico agropecuário da Emater em Paraíso do Norte a realização do evento possibilita a retomada de discussões que colaboram para o desenvolvimento sustentável na região.

?Com o tempo, alguns abandonaram técnicas que asseguram uma maior conservação dos solos e, conseqüentemente, uma melhor qualidade da água em nossa região. Algumas áreas acabaram degradadas. Por isso, precisamos envolver tantos produtores como técnicos em debates e ações que garantam uma prática conservacionista eficiente?, concluiu.

O Seminário de Paranavaí é o décimo de uma série de 12 eventos realizados nas diferentes regiões do Estado. O objetivo é reorganizar os setores público e privado para que, unidos, estabeleçam políticas que solucionem problemas, decorrentes da falta de conservação dos recursos naturais, e atendam prioridades locais.

A realização dos seminários é coordenada pela Secretaria da Agricultura, através da Emater, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Embrapa Florestas. Várias entidades públicas e privadas, universidades, prefeituras, conselhos municipais e associações de classe promovem e apóiam os eventos.

Voltar ao topo