Zoológico de Foz ganha cinco novos moradores

O Zoológico Municipal Bosque Guarani, em Foz do Iguaçu, tem cinco novos moradores. São filhotes de marrecos, que nasceram esta semana. Eles são os primeiros de um total de treze ovos que estavam na chocadeira. Para a próxima semana, são esperados o nascimento de mais quatro marrecos e quatro pavões.

Os filhotes recém-nascidos ficarão no ambulatório do zoológico por mais dois meses, até estarem aptos a nadar no lago junto com os catorze marrecos adultos. Eles estão recebendo uma alimentação balanceada que inclui ração, verduras e ovos picadinhos. Durante o dia, os filhotes ficam em banheiras onde nadam e se alimentam. À noite, dormem aquecidos por lâmpadas. Outras aves também estão chocando dentro dos viveiros, como os jacus e socós. O nascimento dos filhotes não poderá ser acompanhado, pois os ninhos estão em locais muito alto dentro dos recintos.

Época

O nascimento dos filhotes é resultado da chegada da primavera e a proximidade do verão, que marcam o início da reprodução dos animais, principalmente das aves. Também os mamíferos, como macacos, furões, cachorro-do-mato e irara, devem começar o período de acasalamento.

A retirada dos ovos de pavões e dos marrecos dos ninhos e a transferência deles para a chocadeira foram realizadas pelas veterinárias do zoológico, com o objetivo de assegurar o nascimento das aves. No caso dos pavões, estudos revelam que nem sempre as fêmeas conseguem chocar em cativeiro.

A iniciativa é também uma forma de estímulo a ovulação para as fêmeas dessa espécie. Para os marrecos, essa foi uma maneira encontrada para evitar que predadores naturais, como o lagarto, invadam os ninhos.

Voltar ao topo