Procura-se

Vida de homem que encontrou morcego corre perigo

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou um alerta com o objetivo de identificar um homem que visitou o Zoológico de Curitiba no começo da tarde do último dia 21 e entregou a profissionais de plantão um morcego vivo que havia encontrado perto do recinto do chimpanzé. Exames feitos no morcego indicaram que ele estava infectado pelo vírus da raiva. Por isso, é necessário que a pessoa que encontrou o animal procure imediatamente uma unidade de saúde ou ligue para o telefone 156 para receber todas as orientações e tratamento adequado.

O visitante, que não se identificou, relatou a funcionários do Zoológico que o morcego estava caído na beira do lago. Era um pequeno morcego marrom e insetívoro (não hematófago). Na terça-feira (22), o animal foi entregue para o Centro de Controle de Zoonoses, que encaminhou o animal para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), onde foi realizado exame de imunofluorescência direta para o vírus rábico, que deu positivo.

A raiva é uma doença grave de alta mortalidade que atinge todos os mamíferos, incluindo os seres humanos, animais domésticos e silvestres. Curitiba não registra casos de raiva humana e/ou canina há mais de 30 anos, mas em 2010 um gato pegou a doença depois de ter contato com um morcego.

Por isso, é muito importante que a população se mantenha atenta e, em caso de contato sem proteção com morcegos, procure o quanto antes uma unidade de saúde (básica ou 24 horas).