Quase pronto

Viaduto estaiado passa por últimos ajustes antes da liberação

O viaduto estaiado, no cruzamento da Avenida das Torres com a Rua Coronel Francisco H. dos Santos, está em fase final de construção e deve ser liberado para o trânsito nos próximos dias. O prazo anterior de liberação para o tráfego era até o final de março. Desde o fim de semana, os veículos estão liberados nas pistas que passam por baixo do viaduto.

O elevado, que faz parte das obras do corredor Aeroporto-Rodoferroviária, financiadas pelo PAC da Copa, já teve fixados seus 21 cabos de sustentação (estais), que agora passam por uma revisão final, antes de a obra ser entregue à população.

No último mês foram concluídas as obras de pavimentação das pistas e dos acessos de ambos os lados. Também já estão prontas as calçadas para pedestre e a ciclovia.

O viaduto estaiado tem 225 metros de extensão, com três pistas em cada sentido, além de ciclovias e calçadas laterais para pedestres. A estrutura é metálica, com laje de concreto pré-fabricado. O mastro tem 74 metros de altura, com 21 estais de sustentação.

Marechal Floriano

Outra importante obra de mobilidade programada para a Copa do Mundo é o corredor Marechal Floriano. A avenida está sendo revitalizada para se transformar numa alternativa de ligação com o Aeroporto Afonso Pena.

Uma das obras mais importantes do corredor, a reforma do viaduto sobre a linha férrea, está com 85% dos trabalhos concluídos. A previsão é de que, nos próximos dias, comece o asfaltamento da pista, no sentido São José dos Pinhais. Após a conclusão desta fase, o tráfego será liberado em todo o trecho até a divisa com a cidade vizinha. A pista no sentido Curitiba ainda está em fase de concretagem e será liberada posteriormente.

O viaduto passa por sua primeira reforma, desde que foi construído na década de 70. Estão sendo investidos R$ 23 milhões na ampliação do elevado, que terá 27,80 metros de largura e mais quatro faixas de rolamento.