Vagões com óleo tombam em Ponta Grossa

Sete vagões da América Latina Logística (ALL) carregados com óleo diesel tombaram ontem, no pátio de uma das estações da empresa, na localidade de Uvaranas, em Ponta Grossa. Ninguém ficou ferido e não houve vazamento da carga, já que os gotejamentos surgidos na válvula de contenção dos vagões foram contidos imediatamente, evitando que o óleo saísse. Ainda não se sabe o que causou o descarrilamento.  

O acidente aconteceu por volta das 8h10. A composição, com 71 vagões, havia partido de Araucária e tinha como destino a cidade de Londrina. De acordo com a assessoria de imprensa da ALL, o tombamento ocorreu numa linha secundária do pátio e as operações não foram interrompidas, já que os trilhos paralelos foram utilizados como alternativa. No momento do acidente, o trem fazia manobras para trocar de trilho.

Durante toda a tarde e noite de ontem, equipes da empresa trabalharam no transbordo do combustível dos vagões. Cada um deles carregava cerca de 60 mil litros de óleo diesel. De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que acompanhou os trabalhos, os vagões apresentaram três pontos de vazamento, mas que foram totalmente controlados e contidos. A empresa, por sua vez, informou a existência de apenas um ponto de vazamento no domo, ou válvula de contenção, do primeiro vagão. O IAP informou que não foi constatada contaminação do solo, mas, após o término dos trabalhos, será feita nova vistoria para confirmar a inexistência de prejuízos ambientais.

A carga foi passada para outros vagões posicionados nos trilhos laterais com a ajuda de quatro caminhões. Os que tombaram serão levados para manutenção e periciados. Ainda não se sabe quais as causas do descarrilamento, o que será investigado a partir de uma sindicância já aberta pela empresa. O laudo, a ser entregue à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), deve sair em trinta dias. 

Voltar ao topo