Vagas de estacionamento especial recebem pintura

A Diretran começou a sinalizar as vagas de estacionamento especial em Curitiba, com legendas pintadas no asfalto para deixar clara a destinação exclusiva do local. Serão pintadas as palavras ?táxi?, ?moto?, ?ambulância? e ?carga e descarga? nos locais destinados a cada um destes usos. As primeiras legendas foram pintadas na semana passada, nos pontos de táxi da Avenida Victor Ferreira do Amaral.

Os próximos pontos de táxi que receberão a legenda são aqueles que já foram delimitados com a faixa branca, atendendo às novas regras do Código de Trânsito Brasileiro. Embora estejam sinalizados corretamente, inclusive com placas, eventualmente esses pontos acabam sendo utilizados por motoristas desatentos com carros particulares. Os pontos que ainda estão com a sinalização antiga, delimitada por faixa amarela, vão receber a legenda gradualmente ao longo dos próximos meses, conforme a Diretran for trocando a cor da faixa.

Depois dos pontos de táxi, serão gravadas as legendas nos locais de estacionamento para motos, carga e descarga e ambulâncias. Segundo a gerente de engenharia da Diretran, Rosângela Battistella, as legendas são apenas um alerta adicional, o que não livra o motorista da responsabilidade de prestar atenção nas placas de trânsito. ?Sempre vale o que está escrito na placa. Alguns motoristas podem alegar que antigamente era permitido estacionar na faixa branca, mas a mudança de cores já está sendo feita há um ano, e a fiscalização de trânsito sempre foi feita de acordo com a sinalização vertical?, afirma.

Caso o motorista ignore as placas e use de forma irregular uma vaga especial, ele estará sujeito às punições previstas na legislação de trânsito. Além da multa, ele também vai levar pontos na carteira, que variam de 3 a 5, conforme a infração seja considerada leve, média ou grave.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (lei federal 9.503 de 23 de setembro de 1997), para determinar uma infração, vale o que está escrito na placa. Deixar o carro em lugar impróprio, conforme a situação, pode ser infração leve, média ou grave, e render multas de R$ 53,20 a R$ 127,69. 

Voltar ao topo