Vacinação de adultos contra rubéola até segunda-feira

Apesar de já ter superado a meta de vacinar 95% da população adulta contra a rubéola, a Prefeitura segue na campanha nacional de imunização que o Ministério da Saúde encerrará na próxima segunda-feira (15). Quem tem entre 20 e 39 anos e ainda não está protegido contra a doença, deve procurar as unidades de saúde ou os centros de urgências médicas o quanto antes.

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, mais do que a proteção individual, a vacina contra a rubéola preserva a saúde dos bebês ainda em gestação. “Afinal, são eles que podem sofrer sérias conseqüênias se suas mães forem contaminadas”, afirma, referindo-se à importância da prevenção da Síndrome da Rubéola Congênita.

De acordo com dados do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, até o último domingo (7) haviam sido vacinadas 624.633 pessoas. O número de doses aplicadas corresponde a 96,4%. As mulheres continuam sendo as maiores responsáveis. Elas tomaram 325.676 doses, o que corresponde a 98,5% de imunização entre o público feminino.

Os homens ficam cerca de quatro pontos atrás, com 298.957 doses aplicadas, 94,3% de cobertura. “Pode parecer uma diferença pequena diante de toda a população vacinada, mas por trás desses números estão pessoas que ainda podem ter rubéola e disseminar o agente causador. Por isso é importante que esse público não deixe de comparecer às unidades de saúde, nos horários de funcionamento de rotina”, diz a diretora do Centro de Epidemiologia, Karin Luhm.

A campanha começou no dia 9 de agosto, data da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. Para atingir a meta, a Secretaria Municipal da Saúde levou a vacinação para fora das unidades de saúde e montou equipes de vacinação volante em shopping centers, supermercados, parques e até estádios de futebol. “Foi o jeito de vacinar o público arredio, que é o adulto, mas que em Curitiba está se mostrando solidário e consciente”, diz Karin.

Voltar ao topo