Vacinação contra a pólio neste sábado

Sábado, 20 de junho, será o Dia da Gotinha contra a pólio em Curitiba. Será a primeira etapa da campanha contra a poliomielite ou paralisia infantil, que acontecerá em todo o país. Os pais deverão levar seus filhos menores de cinco anos para receber a vacina em 360 postos fixos e volantes, das 8h às 17h. A Central de Vacinas da Prefeitura tem 170 mil doses da vacina para distribuir aos postos de vacinação. A meta é vacinar todas as 123 mil crianças menores de 5 anos que moram na cidade.

O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, fará a abertura simbólica da campanha às 11h de sábado, na tenda montada na Boca Maldita.É importante que os pais levem aos postos de vacinação a Caderneta de Saúde da Criança, que registra o desenvolvimento infantil dos filhos até os 10 anos, incluindo as vacinas necessárias e aplicadas. “Se estiver faltando alguma, os pais ou responsáveis poderão colocar o calendário vacinal das suas crianças em dia em qualquer uma das nossas unidades de saúde”, explica Ducci.

A doença foi considerada erradicada do Brasil em 1994. O último caso aconteceu em Souza, na Paraíba, em 1989. Em Curitiba, não é notificada há 23 anos e no Paraná, há 20. Apesar disso, a vacinação continua sendo necessária porque outros 19 países asiáticos e africanos ainda registram casos da doença, o que significa a presença do vírus. Em 2008 foram registrados 1660 casos no mundo. Além disso, a ocorrência da doença saltou de 21 para 118 casos em países não endêmicos.

Com a vacinação de todas as crianças no mesmo dia, observa Luciano Ducci, forma-se uma grande barreira vacinal contra o vírus causador da doença. Para isso bastam duas gotinhas da vacina Sabin, aplicadas na língua de cada criança – prática que no Brasil acontece desde 1980.