Vacinação contra a gripe é ampliada, anuncia Prefeitura

A prefeitura de Curitiba estendeu para crianças entre 5 e 6 anos a vacinação contra a gripe. Esta faixa etária foi incluída na campanha porque no último grupo incorporado (entre 2 e 4 anos), apenas 34,7% tomaram as doses. Das 64,4 mil oferecidas, 22.362 foram usadas. No novo grupo, que pode comparecer às unidades básicas de saúde a partir de hoje, a Secretaria Municipal da Saúde estima público de 47 mil crianças.

“Nossa intenção é estender o benefício da vacinação ao maior número possível de pessoas, enquanto ainda há chance de a temperatura cair novamente e facilitar a transmissão dos vírus causadores da gripe”, comenta a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm. De acordo com o boletim semanal divulgado ontem pela Secretaria Estadual da Saúde, o Paraná registrou 57 novos casos e duas mortes – em Londrina e Ponta Grossa – na semana passada. Com isso, o total de casos confirmados no Estado passou para 1.043 e o de óbitos, para 35. Santa Catarina registra 746 casos e 72 mortes e Rio Grande do Sul tem 409 registros e 52 óbitos.

Medicamento

No Paraná, o número de casos novos da doença vem caindo desde a semana de 24 a 34 de julho, quando ocorreram 328 confirmações. Mas como a doença ainda causa mortes, o superintendente de Vigilância da Saúde, Sezifredo Paz, reforça: qualquer pessoa que tenha sintomas de gripe (febre acima de 38 graus, dor de garganta e tosse seca) deve procurar imediatamente o serviço de saúde. “Se o medicamento antiviral for prescrito em até 48 horas, a chance de cura é de aproximadamente 100%”, diz.

A secretaria alerta também para a circulação de outros tipos de vírus causadores das síndromes respiratórias. Este ano o Paraná já teve 581 casos e 11 mortes confirmadas por por Influenza A (H3), mais conhecida como gripe comum ou sazonal, e nove casos e nenhuma morte por Influenza B.

Voltar ao topo