UTFPR realiza sua primeira eleição para reitor

A Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) realizou ontem em todos os seus campi a primeira eleição para o cargo de reitor desde que a instituição de ensino deixou de utilizar o nome de Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet).

A eleição deste ano contou com dois candidatos para o cargo. Pela situação, o professor Carlos Eduardo Cantarelli, cuja principal proposta é a de consolidar cada vez mais o nome da universidade tecnológica. Na oposição, o candidato é o professor Hypólito José Kalinowski, que tem como bandeira melhorar a administração e dar mais autonomia às unidades.

De acordo com o atual reitor, Eden Januário Netto, as eleições foram tranqüilas nos 11 campi, sem qualquer tipo de problema. Para ele, o primeiro processo de eleição da UTFPR foi muito importante, pois além de reafirmar o caráter democrático, contou com uma forte participação dos docentes, técnicos-administrativos e discentes, como a aluna de Engenharia de Produção Civil Marjorie dos Santos Ramos, que considerou fundamental participar das eleições. Ela acredita que isso pode contribuir para melhorar cada vez mais a universidade.

Para o cargo de vice-reitor, houve apenas o nome de Paulo Osmar Dias Barbosa, que é o atual diretor do campus Curitiba, e, por ser candidato único, basta que ele receba um voto para se eleger.

Quem vencer o pleito irá comandar a primeira e única universidade tecnológica do Brasil pelos próximos quatro anos. O resultado da apuração estava prevista para a madrugada de hoje, mas o resultado oficial sairá apenas no dia 11 de abril. A posse do novo reitor deve ocorrer em junho deste ano.

Atualmente, a UTFPR oferece cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, e conta com 1.393 professores, 647 técnicos-administrativos e 16.283 alunos matriculados.

Voltar ao topo