Ônibus mais demorado

Urbs reduz frota de ônibus durante as férias

As alterações na tabela de horário de alguns ônibus do transporte coletivo no início de dezembro foram revistas pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), porque a queda prevista de 14% na demanda não se confirmou. Mesmo assim, ainda há usuários insatisfeitos com as alterações de horários.

Muitos reclamam que os horários novos forçam uma saída antecipada ou aumentam o tempo de espera pelo próximo ônibus, mas a Urbs garante que as mudanças nos horários atingiram somente 4% das 21 mil viagens diárias realizadas pelos 1.930 ônibus em circulação nos dias úteis.

A microempresária Nicácia Diedan de Freitas, que utiliza as linhas Cajuru e Palotinos, afirma ter notado a diferença. “São ônibus extremamente demorados, por isso sempre acompanho o horário e dá um grande diferença na minha rotina”, constata. Ela conta que a linha Palotinos, que até o fim de novembro parava às 9h35 no ponto em que ela embarca, passou para 9h55. Como a linha tem um intervalo de 30 minutos entre um veículo e outro, ela precisou reprogramar suas saídas.

A Urbs admite que linhas como Barreirinha, Boa Vista / Barreirinha, Boqueirão, Circular Sul, Osternack / Boqueirão, Pinhais / Campo Comprido e Cabral / Osório sofrem readequações no período das férias por conta da redução na demanda, porém, este ano, a diminuição não se confirmou nas primeiras duas semanas de dezembro. Com isso a empresa tornou a mexer na tabela de horários.

Já as linhas Interbairros II e Jardim Mercês/Guanabara estão sendo monitoradas por técnicos da Urbs durante toda a semana, porque o horário não está dentro da regularidade prevista. De qualquer forma, a empresa explica que o trânsito, as obras na cidade e os acidentes também têm comprometido o tempo de intervalo entre alguns ônibus e dado a sensação ao usuário de estarem faltando veículos.