Universidade Federal do Paraná cria setor do campus Litoral

O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, ontem, a criação do setor do campus Litoral.

Com 34 votos a favor e oito contra, a aprovação modifica todo o processo administrativo do campus, que passará a ter seu próprio regimento interno, assim como os outros 11 setores da universidade.

Até agora, o campus funcionava como uma unidade do gabinete do reitor, Carlos Augusto Moreira Júnior, que respondia pelos processos de contratação de professor, licitação, recursos e processos administrativos.

Ontem, também, deveria ter sido apresentado o relatório da comissão de avaliação da UFPR Litoral, que realizou o trabalho desde junho. Mas a UFPR informou que, como o relatório havia sido enviado antes da reunião com os conselheiros, foi decidido retirar esse ponto da pauta.

A composição da comissão foi questionada por professores, como Cyntia Calixto, que já foi coordenadora do campus Litoral. ?Dos 13 membros, cinco são do próprio campus, que estão em estágio probatório. Não há como haver isenção numa avaliação dessas?, acusou. Exonerada do cargo de coordenadora, Cyntia disse que se colocou à disposição para depor e não foi ouvida. A professora protocolou um processo no Ministério Público questionando a comissão.

Eleições

Com a criação do setor, haverá eleição direta para diretor do campus. Até 30 de abril do próximo ano, o setor deve apresentar seu projeto político-pedagógico ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Essa é a data em que também deverá ser entregue o regimento interno do campus.

O atual diretor do campus, Valdo Cavallet, havia garantido que o envio do projeto político-pedagógico dos cursos de Gestão Ambiental e Fisioterapia até o fim de outubro, o que não ocorreu. Ontem, Neusa Moro, da Pró-reitoria de Graduação, esclareceu que consultou o MEC e a UFPR tem até a metade do ano que vem para entregar a documentação.

Voltar ao topo