Uma tromba d’água foi registrada em um lago no Paraná neste fim de semana e o vídeo impressiona. O caso ocorreu no sábado (14/2), em Missal, no Oeste do estado, e foi confirmado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O fenômeno é semelhante a um tornado, pois também se caracteriza por uma coluna de ar em rotação. A principal diferença é que, em vez de tocar o solo, a tromba d’água se forma sobre superfícies líquidas, como rios, lagos ou o mar. Assista ao vídeo:
Além desse registro, também houve a formação de uma nuvem funil no sábado, em Santo Antônio do Caiuá, no Noroeste do Paraná. Esta foi a quinta ocorrência de nuvem funil registrada no estado em 2026.
De acordo com o Simepar, fenômenos desse tipo são mais comuns nesta época do ano devido à maior disponibilidade de calor e umidade na atmosfera, condições que favorecem a formação de tempestades mais intensas e eventos extremos.
O órgão reforça que a nuvem funil pode representar o estágio inicial de um tornado. Por isso, a orientação para quem presenciar o fenômeno é buscar abrigo imediatamente, preferencialmente em construções de alvenaria, e evitar áreas abertas.
No caso da tromba d’água, a recomendação é manter distância e não se aproximar da área onde a coluna está formada.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



