Transporte de alunos perto de solução

O impasse sobre o transporte escolar de alunos de 5.ª a 8.ª séries e do segundo grau da rede estadual de ensino está chegando ao fim. Depois de uma reunião realizada entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), na manhã de ontem, tudo caminha para uma solução na próxima semana.

De acordo com o presidente da AMP, Juarez Lima Henrichs, o acordo está praticamente fechado. “O problema é que não podemos continuar com uma responsabilidade que não é nossa. Os alunos de 1.ª a 4.ª séries ficam a nosso cargo, mas o restante quem deve resolver é o governo. E, após essa reunião, vimos que eles querem solucionar qualquer pendência que ainda exista”, diz.

As prefeituras reclamaram e não querem mais assumir o transporte da rede estadual, alegando falta de verba para transportar os alunos. Para elas, isso é responsabilidade do governo do Estado. Assumem somente o transporte para a rede municipal. De acordo com a AMP, cerca de 34% dos municípios possui frota própria. O restante depende de investimento para que opere com novos ônibus, vans e microônibus.

“Cada prefeito fica responsável pelo transporte da sua cidade. Ele terá que apresentar o número de alunos que são atendidos pelo transporte e se vai utilizar a frota já existente ou vai renová-la”, afirma Juarez. Segundo dados da AMP, 280 mil alunos são atendidos com o transporte escolar. “Ficou decidido quase tudo, só esperamos a liberação dos investimentos a serem realizados. Pedimos cerca de R$ 50 milhões e a Secretaria ofereceu R$ 40 milhões. Acreditamos que o governador Roberto Requião também aprove a liberação, para que os alunos da rede estadual sejam favorecidos”, completa o presidente.

Resposta

Segundo a assessoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, até semana que vem haverá uma resposta do levantamento, que irá decifrar o quanto é gasto com o transporte pelas prefeituras e o quanto se gasta com cada aluno da rede estadual. De acordo com a Secretaria, com base em todos esses dados, será feita uma proposta final para o presidente da AMP, Juarez Henrichs.

Voltar ao topo