Trânsito está liberado na Salgado Filho e na Linha Verde

A Prefeitura concluiu no último sábado (31) a pavimentação de 500 metros da avenida Salgado Filho, liberando a rua para o trânsito de veículos. A obra faz parte da implantação do binário PUC, que integra a Linha Verde.

Na mesma região foi encerrada a colocação das vigas da ponte que está sendo construída no rio Belém. A previsão era que a obra continuasse nesta segunda-feira (2). Mas o esforço concentrado das equipes contratadas pela Prefeitura garantiu o fim das duas obras ainda no fim de semana.

Desde domingo (1), o trânsito na avenida Salgado Filho, em frente à Pontifícia Universidade Católica (PUC) segue em mão única, entre as Thomas Edison e Jóquei Clube, no Prado Velho. Durante o sábado (31), as equipes trabalharam até o fim da tarde concluindo sistema de drenagem e a pavimentação. Ainda estão programadas obras de implantação de calçadas, paisagismo e sinalização, que acontecerão durante o mês de fevereiro.

As outras duas quadras da Salgado Filho, entre a Linha Verde e a rua Thomas Edison, já foram reformadas e liberadas ao trânsito ainda em dezembro. O trecho em frente à PUC só entrou em obras depois de terminada a fase de vestibulares e concursos públicos que tiveram provas no campus do Prado Velho.

A reforma faz parte do projeto de implantação do binário PUC, formado pela Salgado Filho e rua Imaculada Conceição, também reformada, ampliada em 700 metros, e liberada ao tráfego no ano passado, permitindo a travessia da Linha Verde em linha reta e fazendo a ligação dos bairros Prado Velho, de um lado, e Guabirotuba e Uberaba, de outro.

Linha Verde

As obras de colocação das novas vigas da ponte da Linha Verde terminaram na tarde de domingo (1). A ponte que está sendo construída vai permitir a construção de mais um trecho de pista nova, com três faixas de tráfego, na Linha Verde. Na antiga BR, eram apenas duas faixas de tráfego em cada sentido e, na Linha Verde serão três faixas, além da canaleta exclusiva para ônibus.

Foram colocadas 21 peças de concreto – com até 26 metros de extensão e 28 toneladas de peso – sobre pilastras já construídas dentro do rio. Elas são colocadas uma a uma sobre pilastras dentro do rio e vão servir de apoio à estrutura que, na seqüência, formará uma nova pista da Linha Verde.

A nova ponte, com 69 metros de extensão de oito de altura, substituirá uma antiga galeria, insuficiente para dar vazão às águas em dias de chuva. Esta região havia muitos anos enfrentava alagamentos freqüentes e será beneficiada também pelo novo sistema de drenagem da Linha Verde.

O sistema conta com enormes manilhas, em alguns casos com raio de mais de três metros, e com galerias que, somadas, chegam a quase um quilômetro de extensão, com 5,5 metros de largura e até 4,5 metros de altura.

A construção da nova ponte sobre o rio Belém faz parte do projeto da Linha Verde e vai permitir a implantação do binário Salgado Filho – Imaculada Conceição, ligando os bairros do Prado Velho ao Guabirotuba e Uberaba. O projeto prevê ainda a construção de outras três pontes na mesma região.

Uma delas, transversal à Linha Verde, já em obras, vai permitir a ligação em mão única, do Guabirotuba para o Prado Velho, pela avenida Senador Salgado Filho. As outras duas terão o mesmo sentido da Linha Verde e serão paralelas à que está em obras perto do Medianeira permitindo a travessia na canaleta e na pista sentido Sul-Norte.