Transferência poderia ter salvo recém-nascida

As conseqüências das fortes chuvas que atingiram o Paraná no final de semana e na segunda-feira continuam aparecendo. Na madrugada de ontem, uma recém-nascida faleceu no município de Cerro Azul, por insuficiência respiratória. Ela não foi transferida para ser atendida na capital devido a quedas de barreira que interditaram a rodovia de acesso.

Segundo a enfermeira Tauliana Pontes Lopes, que cuidava do parto, casos como o da menina são comumente transferidos para Curitiba. “A mãe é uma menina de 14 anos. O trabalho de parto foi complicado. Não temos unidade neo natal aqui. Era caso de transferência para o Angelina Caron”, explicou.

A viagem não foi feita porque o trecho da PR-092 que liga Rio Branco do Sul a Cerro Azul estava interditado. De acordo com o prefeito da cidade, Adjahyr Bestel, o problema com as estradas vem se repetindo há anos. “Sempre que chove isso acontece. Não passa nada. Precisamos ter essa ligação com a capital, senão vai continuar a morrer gente”.

O prefeito disse que pretende conversar com o governador Roberto Requião para solucionar o problema. “O vale do Ribeira não pode mais continuar nessa situação”.

Voltar ao topo