Trabalhadores da Sanepar entram em greve na segunda

Os mais de três mil trabalhadores da Sanepar vão deflagrar greve a partir de 0h desta segunda-feira (21). A paralisação vai afetar o abastecimento de água em mais de 188 municípios do Paraná. A categoria está em campanha salarial desde o mês de fevereiro e reclama que a empresa tem se mostrado inflexível no atendimento da pauta de reivindicações. Já foram realizadas 48 assembleias com os trabalhadores nesses quatro meses e a proposta da Sanepar foi reprovada em todas.

A categoria quer ganho real de R$ 408,00 para todos os trabalhadores, e mais benefícios. A Sanepar ofereceu apenas 5% para reposição da inflação acumulada de março de 2009 a fevereiro de 2010, sem aumento real. Outra problema, segundo a categoria, é que a proposta da empresa está defasada:

“Já estamos no mês de junho e ela não contempla as principais reivindicações que são: adicional de penosidade, gratificação de férias, auxílio alimentação, estabilidade de emprego e segurança no trabalho”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento (Saemac), Gerti Nunes.

O Acordo coletivo de 2009 venceu no dia 28 de fevereiro e desde então os trabalhadores não conseguem fechar um novo acordo. Segundo o presidente do Saemac, a empresa está protelando o acordo e se mostra indiferente com as reivindicações. “Em todas as assembleias realizadas a categoria se mostrou insatisfeita com a proposta da Sanepar. Queremos salários dignos e benefícios que contemplem o nosso serviço prestado para a sociedade”, explica Nunes.

A paralisação será para os trabalhadores de todos os níveis, desde a parte administrativa até o pessoal que trabalha nas ruas das 188 cidades que o Saemac abrange. A categoria vai ficar de plantão em frente à sede da Sanepar no Rebouças, em Curitiba, durante todo o dia de hoje aguardando uma resposta favorável às reivindicações.