Suspeita de meningite causa divergência no Litoral

Um possível caso de meningite em uma criança que estuda na Escola Municipal Anita Miró Vernalha, localizada no balneário Ipanema, litoral do Estado, está causando divergências entre a Vigilância Epidemiológica de Pontal do Paraná, a Divisão de Atenção à Saúde de Paranaguá e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Enquanto a Sesa informa que o caso foi de meningite causada por uma bactéria – embora o tipo de bactéria não tenha sido descoberto nos exames – a Epidemiologia de Pontal e a Regional de Saúde de Paranaguá dizem que foi descartada esta hipótese. A menina de seis anos de idade ficou mais de uma semana internada no hospital de Paranaguá, mas já teve alta e passa bem.

A escola ficou fechada por um dia para limpeza, mas segundo a direção do local, já funciona normalmente. Outro menino que também estuda no colégio fez exames porque estava com dores de cabeça, mas segundo o chefe da Divisão de Atenção à Saúde de Paranaguá, Frank Tsuiki, foi diagnosticado com cefaléia, e não com meningite.

Já com relação à menina que está causando as divergências, ele afirma que foi descartada a hipótese de meningite bacteriana. “Até ontem (segunda-feira) tínhamos a suspeita, mas não houve desenvolvimento de bactérias”, afirmou. A mesma informação foi repassada à reportagem no setor de Epidemiologia da Prefeitura de Pontal do Paraná.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Pontal também informou que não foram registrados casos de meningite na escola e que tudo não passa de brigas políticas.

Já a chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Sesa, Nilce Hayda, afirmou que o caso da menina, é sim, de meningite bacteriana. “O que ocorreu foi que não conseguimos detectar o tipo de bactéria. Mas o fato de não termos descoberto a causa etiológica não descarta a doença”, explicou.

A meningite é uma doença grave, que pode ser fatal. Ela não atinge apenas crianças, mas também acomete bebês e adultos. A doença atinge o sistema nervoso central, e pode ter vários causadores, como bactérias, vírus, protozoários, parasitas e até intoxicações.

Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça e vômitos. Em bebês, deve-se notar a parte de trás da cabeça, que fica distendida. A doença transmitida por bactérias não é contagiosa.

Existem mais de 14 tipos de doenças meningocócicas e as vacinas estão disponíveis em alguns casos. Segundo Hayda, para prevenir é importante manter os ambientes arejados, tossir sempre com uma proteção na boca, lavar bem as mãos, alimentar-se bem para evitar quedas na imunidade e, ainda, evitar a auto-medicação, que pode mascarar a doença.