Suspeita de água contaminada em Arapongas

Uma suspeita de contaminação por produtos agroquímicos deixou a população de Arapongas, na região norte do Estado, sem abastecimento de água. Por precaução, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) suspendeu o abastecimento entre 7h e 11h30 de ontem.

A captação, que é feita no Ribeirão dos Apertados, voltou ao normal no início da tarde de ontem. Quarenta reclamações foram registradas por causa da falta de água.

De acordo com o gerente regional de Arapongas da Sanepar, Luiz Alberto da Silva, órgãos fiscalizadores trabalharam para coletar e identificar os elementos que causaram a contaminação da água no município.

O resultado da análise das amostras coletadas, que foram encaminhadas ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), fica pronto em 20 dias. “Só com o laudo poderemos saber realmente qual foi o motivo da contaminação”, explicou Silva.

Utilizando caminhões-pipa, a Sanepar disponibilizou abastecimento às creches, hospitais, escolas e asilos. De acordo com Silva, todas as medidas foram tomadas para minimizar os transtornos com a paralisação do abastecimento. A Sanepar informou ainda que manterá um plantão por meio do telefone 115, caso a população ainda tenha problemas.