SUS usará robótica contra o câncer

O Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, deve ser o primeiro do Brasil a disponibilizar a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) um sistema de cirurgia robótica para tratamento de câncer.

Graças a uma verba de R$ 12,7 milhões recém-recebida do Ministério da Saúde, a instituição está adquirindo o Sistema Endoscópico Robótico (Robótica Aplicada), que será o sétimo em funcionamento em território nacional e o décimo na América Latina.

“A aquisição deve garantir alta precisão na área oncológica. O sistema pode ser utilizado em cirurgias de vários tipos. O uso da Robótica Aplicada deve colocar o Erasto Gaertner como centro de referência oncológica na região Sul do País”, diz o superintendente do hospital, Flávio Tomasich.

Os recursos federais também serão utilizados na compra de um equipamento de ressonância magnética, aparelho para radiocirurgia, neuronavegador, quinze monitores multiparâmetro com capnografia, cinco aparelhos de anestesia e quinze respiradores pulmonares. Em 2009, o Erasto Gaertner atendeu 356 mil pacientes, sendo 92% do SUS.

Voltar ao topo