Sindicato dos Médicos cria instituto

O Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná inaugura hoje, Dia do Médico, às 11h, o Instituto Mauro Goulart. Localizado anexo à sede do sindicato, em Curitiba, trata-se de um espaço voltado para a implementação de estudos e pesquisas, eventos, cursos, seminários, debates, visando aprimoramento profissional e a melhoria da qualidade no trabalho.

O instituto presta uma homenagem ao médico Mauro Goulart, que desempenhou, de acordo com o sindicato, um papel relevante em defesa e valorização do trabalho médico e no fortalecimento da entidade representativa da classe. Também lutou para melhores condições de trabalho e salários mais dignos.

O presidente do sindicato, psiquiatra Mário Ferrari, afirmou que o Instituto Mauro Goulart é uma idéia antiga e que vai auxiliar profissionais da área de saúde, principalmente médicos, conseguirem bolsas de estudos no exterior. Em parceria com hospitais e universidades, o instituto vai procurar melhorar as condições de trabalho desses profissionais, através da manutenção e aprimoramento de cursos nas diversas áreas de formação dos profissionais da saúde e similares.

Outra comemoração do Dia do Médico acontece, à noite, em coquetel, no Conselho Regional de Medicina. O CRM em parceria com a Associação Médica do Paraná entregará aos médicos que completaram 50 anos de trabalho o Diploma de Mérito Ético. Também a nova diretoria da Associação Médica do Paraná tomará posse no evento.

Além da diplomação dos médicos pelo Jubileu de Ouro, numa deferência que o conselho visa estender a todos os profissionais pela passagem de seu dia, será feita a premiação do 13.º Concurso de Monografia de Ética. Este ano o certame teve como tema ?O ensino da Medicina e a formação humanista?. O trabalho vencedor é de autoria do médico neurologista e psiquiatra José Luiz Pinto Pereira, residente na capital.

Entre os médicos que recebem a homenagem este ano, mantêm ou mantiveram a atividade em Curitiba: Adyr Soares Mulinari, Clóvis Beraldi, Dirceu Rodrigues, Elias José Joemes Hanna, Francisco Boscardin Netto, Francisco de Paula Soares Filho, Heron Fava Lenzi, Ivan Beira Fontoura, Izrail Cat, João Dedeus Freitas Netto, Renato Loures Bueno (in memoriam) e Woadislau Wzorek. Os demais são os médicos Asdrubal Ubiratan Jaime, de Rio Negro; José Luiz Pascual, de Londrina; José Maria de Araújo Perpétuo, de Palmas; Maria de Lourdes Nascimento Santos, de Rolândia; Oliver Grendene, de Nova Londrina, e Rubens Bensaude Rugna, de Maringá.

Voltar ao topo