Sinaleiro gera polêmica na Linha Verde

A foto de um sinaleiro na frente de um viaduto na Linha Verde, em Curitiba, vem causando polêmica nas redes sociais. Pela imagem, o semáforo não teria função alguma e serviria apenas para atrapalhar os motoristas. Usuários do Facebook criticam e ironizam a existência do equipamento no local. A reportagem do Paraná Online foi conferir a situação e encontrou o semáforo na Linha Verde pouco antes do viaduto da Avenida das Torres, no bairro Guabirotuba.

Não existe no local apenas este sinaleiro. Há um outro logo em frente, após o viaduto, na pista sentido Tarumã. O primeiro semáforo tem uma estrutura maior, vista facilmente pelos motoristas. Logo depois do viaduto está instalado um semáforo menor e uma faixa de pedestres. Em pouco tempo é possível perceber que os dois semáforos abrem e fecham ao mesmo tempo, quando os pedestres acionam o botão para o sinaleiro específico para a passagem de quem está a pé. Também é fácil identificar que muitos motoristas freiam em cima do primeiro semáforo. O segundo sinaleiro nem sempre é visto pelos condutores.

Os dois semáforos foram instalados após a reforma da rodovia em Linha Verde e, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), são necessários para organizar o fluxo na região, já que há um grande número de pessoas atravessando a rua. “Os semáforos são essenciais para a segurança dos pedestres. Quem tira sarro não é pedestre e sim quem está protegido dentro do carro”, desabafa Caio Henrique, que trabalha na região e mora há 18 anos no Guabirotuba.

Ele conta que tem uma criança de 10 meses e sempre atravessa a Linha Verde para ir até o supermercado. “Seria um risco muito grande se não houvesse o primeiro semáforo. Basta ficar aqui um pouco para perceber que os motoristas param em cima ainda no primeiro sinaleiro. Todo mundo sabe que passam caminhões aqui e eles não conseguiriam parar somente no segundo semáforo”, comenta. Caio também lembra que a faixa de pedestres no segundo semáforo também é utilizada por pacientes e familiares que fazem tratamento médico no Hospital Erasto Gaertner, localizado próximo ao viaduto.

No Xaxim, ônibus exige semáforo

A situação no viaduto da Avenida das Torres é diferente da encontrada no bairro Xaxim. Na Linha Verde também há um semáforo próximo ao viaduto, logo depois da Estação Xaxim. O semáforo é acionado por sensores na pista pelos ônibus, que precisam atravessar a pista sentido Tarumã para seguir o trajeto da linha. O sinaleiro também fecha quando os pedestres acionam o botão específico para isso.