Sicride e Nucria lançam campanha no Litoral

João Esperto e Bia Sabida estão voltando ao litoral do Paraná, e querem passar a temporada de verão com a criançada. Os dois personagens, criados no ano passado, fazem parte de uma ampla campanha que as delegacias especializadas Sicride (Serviços de Investigação de Crianças Desaparecidas) e Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes) vão desenvolver de 20 de dezembro a 6 de março, em todas as praias do Estado. Além da prevenção, a iniciativa quer orientar pais e crianças de como agir em caso de desaparecimento e violência.

Uma unidade fixa da campanha será instalada em frente à prefeitura de Matinhos, onde serão feitos boletins de ocorrências de crianças e adolescentes vítimas de violência ou desaparecidas. De acordo com a delegada titular do Nucria, Ana Claudia Machado, essa será uma novidade na campanha deste ano. "Nesse local iremos concentrar todas as ocorrências do litoral", comentou.

Como forma de prevenção, serão distribuídas pulseiras de identificação – na qual constam o nome da criança e telefone de contato – em toda a orla e em locais de grande concentração de pessoas, como nos bailes de Carnaval. Policiais vestidos com fantasias de João Esperto e Bia Sabida também irão distribuir material informativo para as crianças e os pais.

O Sicride elaborou a cartilha  ABC da Segurança, que traz fotos e informações sobre as crianças que ainda estão desaparecidas no Estado. O material também apresenta dicas de segurança para que a criançada "fique esperta", e saiba como agir para evitar seqüestros. Numa linguagem simples e com espaços para colorir, a cartilha orienta a brincar perto dos pais, não aceitar carona ou presente de estranhos, e saber o endereço ou telefone de casa.

Já o Nucria preparou um folder com as "Dicas da Maria Sabida", que visa divulgar os trabalhos da delegacia, mas também como evitar a violência contra os filhos, abuso sexual e maus tratos. O material traz sinais que a criança ou o adolescente dá quando é vítima de alguma dessas violências. Todas essas orientações serão reforçadas através de uma peça de teatro, que terá apresentações em Matinhos e Guaratuba.

Fiscalização da lei

A delegada Ana Cláudia Machado ressaltou que os policiais  irão fazer diversas blitze, para verificar o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente. Para isso, irão fiscalizar hospitais, terminais rodoviários, motéis, bares, boates, locais de vendas de fogos de artifício e locadoras de vídeo.

"O objetivo é verificar se há venda de bebidas ou fornecimento de material impróprio para menores de 18 anos", comentou. A intenção é também combater a exploração sexual infantil.

A fiscalização será intensificada em hotéis, pensões, albergues e pousadas para verificar o cumprimento da Lei 14.426/2004. Ela torna obrigatório que esses locais mantenham uma ficha de identificação individual de crianças de até 12 anos que se hospedarem nos estabelecimentos. As sanções para quem não cumprir a lei vão de notificações até o cassação do alvará de funcionamento. 

Voltar ao topo