Sesa investiga nova morte por dengue

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) está investigando a morte de uma senhora, Maria Aparecida dos Santos Pedroso, de 50 anos, ocorrida na última terça-feira, no Hospital Universitário de Maringá. Há suspeitas de que a mulher, que era moradora do município de São Carlos do Ivaí e estava internada há vários dias, tenha morrido em função de dengue. Se o fato for confirmado, esse será o sétimo caso de óbito pela doença ocorrido este ano no Paraná.  

Ontem, a Sesa divulgou os últimos dados relativos à enfermidade no Estado. Segundo o coordenador das ações de controle da dengue, Glauco Oliveira, que também é consultor do Ministério da Saúde, houve uma queda de 83,63% no número de casos da doença nas duas últimas quinzenas.

Porém, isso não quer dizer que a situação deixou de ser preocupante e que a população deva relaxar nas ações de controle do mosquito transmissor Aedes aegypti. ?Entre os dias 25 de março e 21 de abril, o Paraná teve 5.004 casos de dengue confirmados. Já de 22 de abril até o último dia 19, foram 819. Atualmente, o Estado tem 13.640 casos confirmados da doença e 39.007 notificados?, informa. A doença é considerada ativa em 129 municípios. Maringá é a cidade que tem o maior número de registro de casos: 1.697. Em segundo lugar aparece Ubiratã (1.364 casos), seguida de Foz do Iguaçu (1.082) e Paiçandu (645).

A redução no número de casos, de acordo com a Sesa, se deve às ações integradas de controle à doença realizadas em todo Estado desde 14 de abril, aliada principalmente com a queda nas temperaturas. Dos seis casos de morte por dengue já confirmados no Paraná, quatro ocorreram devido a complicações decorrentes da doença e dois por dengue hemorrágica. 

Voltar ao topo