Servidor do Incra defende reforma agrária

Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) promoveram ontem – no Dia Nacional de Lutas pelo Fortalecimento do Incra e da Reforma Agrária – uma paralisação nacional de 24 horas. O dia de luta foi estabelecido na plenária nacional dos servidores do Incra, que aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 17 e 19 de março deste ano.

Em todo Brasil, são cerca de 5,2 mil servidores. No Paraná, são 120 em atividade nas cidades de Curitiba, Cascavel e Francisco Beltrão. “A mobilização tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização da reforma agrária”, disse a presidente da Associação dos Servidores do Incra no Paraná (Assincra/PR), Anaci Pavan. “Só no Paraná, cerca de 15 mil famílias vivem acampadas. É muito mais fácil e econômico assentá-las no campo do que colocá-las na cidade”.

Segundo os participantes da paralisação, a reforma agrária é essencial para o desenvolvimento social e econômico brasileiro, contribuindo com a geração de renda, emprego e com o extermínio da fome. “É preciso que a população e as autoridades políticas reflitam sobre a questão. Toda a riqueza de um país vem do trabalho, que tem na terra sua principal fonte. A reforma também contribuiria com o fim da delinqüência e da violência no campo”, declarou Anaci.

Além de discutir a reforma, a paralisação tinha como objetivo a luta pelo fortalecimento do Incra. Faziam parte da pauta de reivindicações dos servidores: aprovação de propostas para nova estrutura organizacional da entidade; criação de um plano de carreiras para os funcionários; recomposição da força de trabalho através da contratação de novos servidores; reposição salarial na ordem de 50,19% (referente a índices inflacionários dos últimos nove anos); paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas; além de manutenção do plano de saúde para toda a categoria.

Fórum

Na sede curitibana do instituto, vários servidores permaneceram reunidos em discussões durante todo o dia, começando a tratar da organização de um fórum da reforma agrária no Paraná. O evento, que ainda não tem data definida para acontecer, também teria como finalidade o esclarecimento da população e a abertura de novos canais de comunicação com instituições públicas e privadas.

Voltar ao topo