Secretário anuncia contratações

"Investir no capital humano da Prefeitura de Curitiba, fazendo dos servidores agentes de transformação social." Essa é a meta de Arnaldo Bertone à frente da Secretaria Municipal de Recursos Humanos. Na gestão do prefeito Beto Richa, ele assume no lugar de Mariza Marés.

Atualmente, a Prefeitura conta com um quadro de 27 mil funcionários em atividade, distribuídos entre as diferentes secretarias e setores. Mensalmente, o município gasta cerca de R$ 45 milhões com folhas de pagamento. "A Prefeitura tem um quadro de funcionários relativamente ajustado as suas necessidades", declara Arnaldo. "Porém, na área da saúde há uma deficiência no número de médicos. Hoje, nas unidades de saúde presentes na cidade estão em atividade apenas cerca de quatrocentos profissionais."

Nos primeiros 180 dias de sua gestão, o novo secretário de Recursos Humanos – em parceria com o secretário municipal de Saúde, Michele Caputo Neto – deve promover a contratação de 144 novos médicos, aprovados em um concurso público realizado no ano passado. "O problema é que os médicos acabam não ficando nas unidades de saúde porque os salários oferecidos pela Prefeitura estão em desacordo com o mercado", explica. "Então, vamos estudar uma forma de viabilizar uma proposta de adequação salarial, evitando que os médicos deixem o serviço público".

Na área de Educação, que agrega o maior número de servidores contratados pela Prefeitura (cerca de 13,1 mil pessoas), devem ser contratados até o mês de julho trezentos novos professores de pré-escola e ensino fundamental. Alguns já foram incorporados ao quadro de funcionários. A contratação deve acontecer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cuja secretária é Eleonora Fruet.

O chamado "Planão" é um projeto que deve atingir 8 mil servidores. A idéia é adequar alguns funcionários às necessidades do cargo que ocupam, promovendo assim aumentos de salários. "Algumas pessoas foram incorporadas ao quadro do município sem requisitos que hoje são exigidos para contratação, como concurso público ou determinado nível de escolaridade. Por isso, elas vão ser adequadas aos cargos que ocupam."

Com o objetivo de profissionalizar a Prefeitura e aumentar a auto-estima das pessoas que nela trabalham, a Secretaria de Recursos Humanos – em conjunto com o Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba (Imap) – também deve promover ações de capacitação aos servidores das diferentes áreas. A capacitação deve ser realizada tanto através de cursos externos quanto de ações promovidas dentro do próprio ambiente de serviço das pessoas, visando a melhoria das condições de trabalho. Para 2005, Arnaldo terá à disposição recursos no valor de R$ 570 milhões.

Voltar ao topo