Secretaria do Idoso apresenta as atividades para 2009 em Londrina

O prefeito de Londrina, José Roque Neto, o “padre Roque”, e a secretária municipal do Idoso, Mulher e Assistência Social, Sandra Nishimura, participaram nesta segunda-feira (13) à tarde de uma reunião com coordenadores e participantes de grupos de idosos de Londrina. O encontro foi no Centro de Convivência do Idoso, no jardim Bandeirantes, região oeste da cidade.

Segundo Sandra Nishimura, o objetivo foi retomar, com os grupos, a avaliação dos resultados de 2008 e planejar as atividades para 2009. “A partir da avaliação do ano passado, vamos promover as atividades deste ano. Além disso, a reunião serviu para uma apresentação pessoal minha e do prefeito, para mostrar que estamos nos colocando à disposição dos grupos para trabalharmos juntos”, afirmou Sandra.

Uma das metas para este ano, segundo a secretária, é a formação de quatro novos grupos de idosos no projeto “Atividade”, nas regiões norte e sul. O programa é uma ação conjunta entre as secretarias municipais do Idoso e da Saúde, e promove atividades físicas com idosos em vários locais, em todas as regiões do município, inclusive distritos. As atividades são coordenadas por estagiários de educação física e atendem cerca de 900 idosos, divididos em 30 grupos.

Outro objetivo da secretaria é a capacitação temática mensal para os coordenadores de grupos, no projeto de convivência de idosos “GerAção”. Os temas foram escolhidos pelos próprios idosos no ano passado e a capacitação tem início já em março. O projeto “GerAção” atende cerca de 1.100 idosos, divididos em 33 grupos, também em todas as regiões da cidade. O primeiro encontro está marcado para o dia 27 de março e será sobre plantas medicinais.

Os outros temas serão higiene bucal, alcoolismo, meio ambiente, conselho e Conferência Municipal do Idoso, previdência e Mal de Parkinson e de Alzheimer. Os encontros de capacitação serão realizados sempre no Centro de Convivência do Idoso, na rua Serra Pedra Selada, nº 111, no jardim Bandeirantes, região oeste. “Os temas serão prioritariamente relacionados à saúde, pois esta é a maior preocupação dos participantes”, explicou Sandra Nishimura.