Secretaria cede e altera exigências para concurso

Depois de mais de cinco horas de reunião entre professores estaduais e a diretora-geral da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Mirian Wellner, ficou acordado que a APP-Sindicato, órgão que representa os professores, terá uma participação mais efetiva na discussão de questões relacionadas ao concurso público que vai contratar mais de 13 mil novos profissionais.

O presidente da APP-Sindicato, José Lemos, confirmou que amanhã os professores se reunirão com a secretária de Estado da Educação, Sueli Conceição Moraes Seixas. Lemos também será o representante dos professores nas reuniões da Seed com a Secretaria de Estado da Administração, para definir o piso salarial dos novos contratados.

O professor destacou que questões como a obrigatoriedade de conhecimento de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e informática foram abolidas do concurso. “A matemática para aqueles professores que não lecionam diretamente a disciplina também pode ser excluída”, contou Lemos. Ele destacou que hoje mesmo já participa de uma reunião da Seed junto ao Tribunal de Contas (TC). “O objetivo é solucionar em definitivo o problema dos professores do fundinho”, explicou.

Conforme a assessoria de comunicação da Seed, esses professores chegam a cerca de dois mil. Contratados de maneira diferente dos demais, eles foram passados da Consolidação da Leis do Trabalho (CLT) para o regime estatutário, sem ter passado por concurso público. Como muitos deles já lecionam faz muito tempo, a Seed, pretende achar uma solução política para não demiti-los. Por isso, precisa da aprovação do TC.

Má interpretação

A Seed, através de sua assessoria, aafirmou que algumas questões levantadas pelos professores foram apenas má interpretação. Uma das propostas feitas pelo educadores na reunião de ontem, na sede da Seed, em Curitiba, foi o prolongamento do prazo de inscrições para o concurso, que se encerra na sexta-feira, ou no domingo, para aqueles que a fizerem pela Internet. A idéia dos professores era adiar a inscrição pois ainda há pendências na formulação do concurso. A Seed não aceitou, já que isso atrasaria o cronograma do concurso, não sendo possível a homologação do resultado do mesmo ainda este ano, como pretende a secretaria.

Voltar ao topo