São José registra depredação de seis ônibus

No último fim de semana seis ônibus foram depredados em São José dos Pinhais. Em dois casos os motivos foram brigas de gangues. Alguns dos veículos faziam linhas especiais para a festa em comemoração ao padroeiro da cidade. Os vidros foram quebrados e as janelas de segurança retiradas. Segundo o responsável pelo Departamento de Acidentes da Auto-Viação São José dos Pinhais, Pedro Pereira, a empresa acumulou um prejuízo de até R$ 10 mil.

O dia do Padroeiro de São José dos Pinhais foi comemorado na última segunda-feira, feriado municipal. A Prefeitura organizou uma festa no Ginásio de Esportes Ney Braga, no centro da cidade, que começou na sexta-feira e teve duração de quatro dias. Segundo Pedro, em todas as noites houve depredação de ônibus em vários pontos da cidade.

As brigas das gangues aconteceram no bairro Borda do Campo. Elas ocorreram no sábado e no domingo e danificaram dois veículos. Para Pedro, os jovens devem ter se encrencado na festa e uma gangue ficou esperando o ônibus, em que estava a outra, passar para apedrejar o veículo. Os outros casos foram de vandalismo. Dois ônibus foram danificados no bairro Rio Pequeno, um no Afonso Pena e outro no Jardim Fênix. Foram apedrejados e tiveram as janelas de emergência retiradas.

No domingo à noite, a empresa se reuniu com o comando da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, que chegou a escoltar alguns veículos. Mas mesmo assim, os ônibus foram danificados. Ninguém foi punido porque os guardas não conseguiram identificar os autores. Segundo Pedro, casos de depredação são comuns, mas não tantos ao mesmo tempo. ?Estamos preocupados com a próxima festa. A do Pinhão é maior e acontece em junho?, diz.

Mas, além dos prejuízos materiais, os motoristas e cobradores também ficaram assustados. ?Eles foram ameaçados e obrigados a seguir com os ônibus naquele estado. Por sorte ninguém se feriu?, comenta Pedro. A Viação São José tem 230 veículos, 1.200 funcionários e faz linhas urbanas e metropolitanas. 

Voltar ao topo