Sanepar não confirma fim do rodízio no racionamento

Aos poucos, o sistema de abastecimento de Curitiba e região vai se normalizando, mas não ainda a ponto de provocar a suspensão definitiva do rodízio no racionamento. Com a chuva expressiva do final de semana, que chegou ao volume total de 35 milímetros (mm) no sistema de medição da Sanepar instalado na Serra do Mar, a suspensão do rodízio, iniciada no dia 16 de setembro, segue inicialmente até quinta-feira, quando uma nova avaliação técnica será feita. Para o mesmo dia, é prevista pelo Instituto Tecnológico Simepar a entrada de uma nova frente fria, que pode trazer chuvas no próximo final de semana.

Segundo o meteorologista do Simepar Marcelo Brauer, a regularidade das chuvas nos últimos dias segue a tendência histórica da primavera. ?Em setembro, o volume de chuvas registrado em Curitiba e região – 116 mm – ficou dentro da média histórica, que varia de 75 a 130 mm. Outubro começa dando indícios de que a média para o mês também será respeitada?, diz, destacando que a variação normal do período é de 100 a 140 mm de precipitação.

Somente no primeiro dia do mês, o chuvoso domingo das eleições, o volume registrado na estação de medição do Simepar em Curitiba foi de 14,6 mm.

As previsões positivas, porém, não retiram a cautela no discurso do gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antônio Carlos Gerardi. ?O sistema de abastecimento começa a se recuperar, mas ainda é cedo para marcar uma data para a suspensão definitiva do racionamento?, diz.

Na mediação feita por técnicos da Sanepar na manhã de ontem, as barragens do Iraí e Piraquara, somadas, apresentavam 36,7% do volume preenchido, 8% a mais do que o nível no período mais crítico da estiagem. A barragem de Piraquara estava ontem a 6,01 metros abaixo do nível normal, e Iraí, a 3,37 metros. As duas barragens permanecem fechadas desde o dia 16, o que vem possibilitando a recuperação gradual do sistema. Neste período, o abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana está sendo feito com a água disponível na bacia incremental, formada por cavas e rios que ficam abaixo das barragens.

Frio

Com a chuva do domingo, a temperatura caiu em Curitiba. Mas depois de um dia com a máxima chegando a 14,9 ºC, os termômetros subiram um pouco ontem, quando a máxima foi de 22,3 ºC. Para hoje, a tendência é que a nebulosidade diminua ainda mais, elevando a temperatura para até 24.ºC. O tempo só deve voltar a esfriar a partir de quinta-feira, quando a nebulosidade trazida por uma nova frente fria deve esconder o Sol. 

Voltar ao topo