Sanepar implanta mecanismos para reduzir o consumo de energia elétrica

A Sanepar está adotando novos mecanismos para reduzir o consumo da energia elétrica utilizada nos processos de tratamento de água e de esgoto. A energia elétrica é a segunda maior despesa operacional da empresa e na sua geração são consumidos recursos naturais não-renováveis. Entre outras iniciativas, em Foz do Iguaçu, cerca de 50 empregados, que trabalham na área operacional, foram treinados no curso sobre Utilização e Conservação de Energia Elétrica.

De acordo com o coordenador industrial da Sanepar naquela cidade, Nilto Pereira, ?a utilização correta dos equipamentos é fator importante para a redução dos custos e também para a diminuição do consumo de energia elétrica, o que também representa uma maior consciência ambiental?, explica.

No curso, ministrado pelo doutor em Engenharia Elétrica e Produção, Roberto Lotero e pelo gerente de Serviços de Eletromecânica da Sanepar, Marco Antonio Dotto, os empregados aprenderam como funciona o sistema tarifário brasileiro para o setor elétrico e como utilizar os equipamentos de modo racional. Também aprenderam como interpretar uma fatura de energia elétrica e como cada um pode contribuir para reduzir o custo de energia na rotina diária.

A operadora de estação de tratamento de água, Lenir Maschio Vieira disse que o aprendeu no curso, além de ajudar na rotina de trabalho, também pode ser aplicado na sua residência. ?Aprendi que existe uma forma mais adequada para ligar e desligar os equipamentos e que isto reduz o consumo de energia. Também aprendi que ao utilizar alguns equipamentos como, por exemplo, o chuveiro em determinados horários, posso reduzir o custo de energia na minha casa também?, comenta. 

A mesma opinião é compartilhada pelo empregado Joelton da Silva que trabalha com a operação de elevatórias de esgoto. ?Eu não sabia que no horário de pico (das 18h às 21h) o valor da energia elétrica é maior. Vamos reduzir o consumo nestes horários?, assegura.

Voltar ao topo