Sanepar define destino do lixo dos municípios da região de Apucarana

O destino do lixo domiciliar de dez municípios da região de Apucarana pode ter solução conjunta. Dez prefeitos assinaram, nesta semana, protocolo de intenções para a formação do consórcio regional para a gestão de aterro sanitário urbano. Por meio do consórcio, a Sanepar ficará responsável pela gestão do aterro que será sediado em Apucarana. A partir de agora, serão realizadas audiências públicas para a ratificação da medida.

A assinatura ocorreu na Prefeitura de Apucarana, depois da reunião dos prefeitos e representantes dos municípios com o gerente de Novos Negócios da Sanepar, Nuno Alves Pereira, e o advogado da Sanepar, Tadeu Rzniski. Outras seis prefeituras devem assinar o protocolo em breve.

O protocolo de intenções foi assinado pelos prefeitos de Apucarana, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia. Também demonstraram interesse as prefeituras de Astorga, Bom Sucesso, Kaloré, Marumbi, Pitangueiras e Rolândia.

O protocolo de intenções permite à Sanepar e às prefeituras dar o encaminhamento legal para a formação do consórcio. Cada prefeito precisa realizar audiência pública em seu município e ratificar a decisão na Câmara Municipal. Técnicos da Sanepar vão participar das audiências para esclarecer as dúvidas da população.

A pedido dos prefeitos, dentro de 15 dias, será realizada reunião com os vereadores dos 16 municípios para apresentação do projeto de formação do consórcio e de gestão do aterro.

Voltar ao topo