Sanepar adia para hoje volta do rodízio

Os usuários do grupo 5 do racionamento de água também foram beneficiados com a interrupção do rodízio, efetivada no último sábado. Após realizar a medição da água remanescente da chuva de quinta e sexta-feira na bacia incremental, na parte da manhã, a Sanepar confirmou que seria possível manter o abastecimento normalizado, durante todo o dia de ontem. Na análise, ainda restavam 16 centímetros na bacia incremental, de modo que, pelo menos por 24h, o abastecimento total estava garantido.

Porém, como ontem não choveu, quem não deve escapar do retorno do rodízio hoje são os moradores de bairros e municípios incluídos no grupo 6, do qual fazem parte o Bairro Alto e Xaxim e de modo parcial o Alto Boqueirão, Atuba, Bacacheri, Boqueirão, Capão da Imbuia, Ganchinho, Hauer, Jardim Social, Pinheirinho e Tarumã, além de parte de Colombo e Campina Grande do Sul. O corte de fornecimento para essas pessoas deve acontecer a partir das 14h.

Nos dias sem racionamento, naturalmente, o consumo aumentou em relação aos dias de rodízio, quando são consumidos 346 milhões de litros de água. No domingo, já sem interrupção de fornecimento de água, o consumo saltou para 418 milhões, caindo para 411 na última segunda-feira, o que não é suficiente para manter as barragens Iraí e Piraquara 1 fechadas.

Para o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, a variação foi muito alta, o que obriga a empresa a se manter em estado de alerta. ?O controle do consumo é necessário. Se deixarmos de lado, corremos o risco de esvaziarmos rapidamente as barragens.? Mesmo porque, por ora, só deve chover novamente – e ainda assim, pouco – na sexta-feira, segundo informa o Instituto Tecnológico Simepar. Por isso, Gerardi pede à população que mesmo nos períodos em que o fornecimento esteja normalizado, as medidas de economia sejam mantidas. 

Voltar ao topo