Richa amplia licença-maternidade a servidoras

O prefeito Beto Richa anunciou ontem proposta de licença-maternidade de 180 dias para servidoras municipais, ampliando de 4 para 6 meses o período para as mães cuidarem em tempo integral das crianças recém-nascidas. O projeto de lei foi assinado no Salão Brasil, da Prefeitura, e encaminhado a votação na Câmara Municipal.

Dos 31.828 servidores ativos da Prefeitura, 24.223 são mulheres. Entre elas, 51,77% têm entre 18 e 40 anos. Em média, 700 servidoras solicitam licença-maternidade por ano. Das capitais das regiões Sul e Sudeste, Curitiba será a primeira a adotar a ampliação do período de licença- maternidade.

Outro benefício da nova lei é o fortalecimento dos vínculos emocionais entre mãe e filho, fundamentais para o desenvolvimento físico, psicológico e emocional do bebê. Para o presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, Aristides Schier da Cruz, a Prefeitura dá um grande avanço no que diz respeito à saúde pública. ?A cidade passa a ser um dos maiores municípios brasileiros a engajar-se nesta iniciativa histórica.?

Para Aline Carissimi, pedagoga em uma escola municipal, a licença de 180 dias significará mais saúde e conforto para o filho que nascerá daqui a dois meses. ?É uma grande valorização para nós, servidoras, e a garantia de vida saudável para nossos filhos. Está será a certeza de no mínimo seis meses de amamentação?, disse.

Voltar ao topo