Restaurantes se armam contra calote

Tradição na comemoração do Dia do Advogado, estudantes de Direito de todo o País realizaram ontem o Dia da Pendura, em que vão aos restaurantes e fazem suas refeições sem pagar. Porém, em Curitiba, eles não tiveram muita facilidade. Prevenidos, muitos dos restaurantes da capital sequer abriram as portas na noite de ontem. Outros, como a churrascaria Recanto Gaúcho, optaram por cobrar antecipado para evitar calote.

O maitre do restaurante A Landerna, Danilo Toaldo disse que seus funcionários estavam instruídos a, se atendessem grupos de estudantes, pedirem bom senso e, se julgarem necessário, exigirem garantia de pagamento antes de servir. Para ele, deveria haver colaboração das universidades, orientando seus alunos a não praticarem tal ato e até punindo quem o cometesse. ?Isso não pode existir, causa grandes prejuízos aos restaurantes, mas só vai acabar quando houver uma medida drástica, ou uma grande confusão?, opinou.

Vice-presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas, da Universidade Federal do Paraná, o estudante Júlio César Bitencourt disse que iria ?pendurar? com os amigos em um grande restaurante de Curitiba. Ele garantiu que a tradição seria mantida e apostava na compreensão dos proprietários de restaurantes para, pelo menos, negociarem um bom desconto para os estudantes.

Orientação

Também aproveitando a data, estudantes do quinto ano do curso de Direito da Uniandrade realizaram uma mobilização com o objetivo de prestar orientações jurídicas gratuitas à população de Curitiba. Pela manhã, na Rua XV de Novembro, e à tarde, na praça Rui Barbosa, eles tiraram dúvidas dos transeuntes a respeito de questões ligadas a diversas áreas do Direito, como trabalhista, de família, criminal e cível. ?A intenção é tornar o Direito mais próximo da comunidade. Alguns casos atendido estão sendo encaminhados à Defensoria Pública do Estado do Paraná, com a qual a Uniandrade mantém um convênio para encaminhamento de pessoas a seu Núcleo de Práticas Jurídicas?, comentou o coordenador adjunto do curso de Direito da instituição de ensino, Francisco Ubirajara Camargo Fadel.

A primeira turma de Direito da Uniandrade concluiu o curso este ano, devendo se formar no próximo mês de setembro. O curso conta com cerca de mil alunos em período diurno e noturno.

Voltar ao topo