Requião promete ajudar Apucarana

A situação parece estar melhorando em Apucarana, apesar da previsão de chuva e trovoada para toda esta semana. O prefeito Valter Pegorer foi recebido, ontem pela manhã, no Palácio Iguaçu, pelo governador Roberto Requião, que prometeu ajudar na reconstrução do município.

Segundo o prefeito de Apucarana, a Defesa Civil já reconhece o estado de emergência decretado por Apucarana. Além disso, o Estado está disponibilizando algumas máquinas da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Entre as conquistas em Curitiba, Valter Pegorer informou também que a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) deve ajudar na construção de 15 casas, em caráter de emergência, nas quais habitarão algumas das famílias desabrigadas pela chuva.

Água

A Sanepar anunciou que está trabalhando para colocar em funcionamento a terceira bomba, que deixará em 100% a capacidade de produção. Durante a operação, o abastecimento fica cortado de duas a quatro horas, mas não prejudica muito a população, pois está sendo feito em um período de baixo consumo, como nesta madrugada. Hoje o abastecimento será feito em esquema de rodízio, mas amanhã, segundo a empresa, já volta ao normal.

No município de Ventania, a população ficou sem água ontem, devido à forte chuva que contaminou a mina que abastece a unidade. Ontem, as obras já estavam sendo feitas no local. A previsão é que o abastecimento volte ao normal ainda hoje.

No Oeste

Enquanto a situação está melhor em Apucarana, em São Miguel do Iguaçu a chuva causa mais estragos. Na noite de segunda-feira, houve um deslizamento de terra em uma área não considerada de risco na cidade, que soterrou uma casa e deixou uma mulher e cinco filhas feridas.

Por conta da água que descia do morro, o muro cedeu e acabou caindo sobre a residência. Pessoas da própria vizinhança ajudaram na retirada da família. Os destroços da casa foram recolhidos ontem por voluntários. Uma das crianças, de 7 anos, foi encaminhada para a UTI do Hospital Universitário de Cascavel, mas passa bem. A Prefeitura do município está verificando as causas do acidente para poder tomar as providências necessárias.

Condições adversas

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) alertou ontem, mais uma vez, quanto à previsão de chuva forte e queda de temperatura em até 10.ºC em São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No Paraná, as áreas mais propensas são o Leste e o Nordeste do Estado. (Nájia Furlan, especial para O Estado)

Voltar ao topo