Indústria automotiva

Renault e Geely vão investir R$ 3,8 bilhões em ciclo automotivo na Grande Curitiba

Renault e Geely fecham parceria
Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria

Novidades sobre a indústria automotiva paranaense foram anunciadas nesta terça-feira (18/11). Em cerimônia oficial, a Renault do Brasil confirmou parceria estratégica com a chinesa Geely para injetar R$ 3,8 bilhões na planta de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O evento contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

O investimento bilionário da agora Renault Geely do Brasil recebeu incentivos do Governo do Estado por meio do programa Paraná Competitivo, que oferece benefícios estruturados e amparados por lei para grandes indústrias.

Durante pronunciamento, Ratinho Junior destacou que o Banco Central apontou o Paraná como líder no avanço da atividade econômica entre os estados brasileiros, com crescimento de 6,1% neste ano, após registrar 6,7% no ano passado. Para o governador, este desempenho é resultado da integração entre governo, setor produtivo e instituições públicas.

Parceria entre Renault e Geely contará com modelos inéditos

O presidente da Renault do Brasil, Ariel Montenegro, reafirmou que o Paraná continua sendo o centro da estratégia industrial da empresa no país, combinando tecnologia, sustentabilidade e impacto social. Ele destacou que o Complexo Ayrton Senna é referência latino-americana em Indústria 4.0 e preservação ambiental, onde já foram produzidos quatro milhões de veículos, sendo um milhão para exportação.

“Geramos mais de 5 mil empregos diretos e outros 25 mil indiretos aqui no estado. É onde produzimos tecnologia de ponta com 100% de energia renovável e uma das plantas mais avançadas da região”, afirmou.

Montenegro explicou que o pacote de investimentos permitirá desenvolver novas plataformas e quatro modelos inéditos das marcas Renault e Geely até 2026, incluindo versões flex, híbridos e totalmente elétricos. “Estamos abrindo caminho para veículos de baixa e zero emissão produzidos pelas mãos brasileiras aqui no Complexo Ayrton Senna”, acrescentou o presidente da Renault do Brasil.

Por sua vez, o vice-presidente sênior da Geely, Victor Yang, manifestou que a parceria fortalece o ambiente industrial paranaense e impulsiona a transformação tecnológica do setor automotivo. “Acreditamos que esse novo tipo de parceria trará nova vitalidade à indústria automotiva brasileira, ao ecossistema de emissão zero e baixa emissão e ao desenvolvimento econômico regional, tornando-se um modelo para a indústria automotiva global em sua caminhada rumo a um futuro verde e inteligente”, comentou.

Na avaliação do vice-presidente Geraldo Alckmin, a parceria das duas multinacionais a partir de São José dos Pinhais fortalece a indústria automotiva e coloca o Paraná na vanguarda da mobilidade sustentável. Ele lembrou que a cidade da RMC já abriga um dos maiores complexos industriais do país, com forte capacidade de inovação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna