Relíquias da história do PR em um único lugar

Três mil quilômetros de documentos que foram fundamentais para o desenvolvimento social, econômico, político e administrativo do Paraná. Assim pode ser representado o acervo do Arquivo Público do Paraná, cuja instituição completa na próxima semana 150 anos. Criado em 7 de abril de 1855, o Arquivo é uma das instituições mais antigas do Estado e tem como funções a transferência e recolhimento, preservação e conservação, e guarda de documentos.

Apesar dos 150 anos, o Arquivo está instalado em um dos mais modernos prédios do gênero do País, construído nas condições ideais para a preservação da memória do Paraná. A sede – que fica no bairro Cabral – possui 5 mil metros quadrados de área construída, sendo 12 salas de guarda com capacidade para abrigar 6,9 mil metros lineares de documentos, laboratório para  processamento de microfilmes, espaço para exposições, salas para conservação e reparos, além de área administrativa. As áreas destinadas à guarda de documentos são climatizadas 24 horas para manter a temperatura adequada para a preservação.

Pesquisa

A sede é nova, inaugurada em 2001, depois de o acervo passar onze anos em um local inadequado, e parte ser perdida em um incêndio. A diretora do Arquivo Público, Dayse Ramos de Andrade, destaca que nos últimos anos houve uma grande evolução nas atividades do Arquivo, que passou a ser referência para municípios do interior. ?Isso demonstra uma preocupação maior em guardar suas informações?, comentou.

Na guarda permanente, o Arquivo Público reúne documentos do período de 1853 a 1990, que estão disponíveis para pesquisa. Segundo Dayse, muitos estão microfilmados, o que garante a conservação das peças originais. Uma média mensal de 250 pesquisadores buscam informações no local. Atualmente já é possível pesquisar alguns arquivos pela internet (www.pr.gov.br/deap). A meta a partir de agora, ressalta a diretora, é ampliar a digitalização dos documentos.

Semana de comemorações

Os 150 anos do Arquivo Público serão comemorados com atividades de 4 a 7 de abril. Além de palestras e exposições, farão parte das atividades a inauguração da Biblioteca Professora Doutora Cecília Maria Westphalen. O professor doutor Ruy Christovan Wachowicz também será homenageado, emprestando seu nome para o Espaço Cultural.

Para o presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná, Belmiro Valderde Jobim Castor, as comemorações dos 150 anos do Arquivo está em ressaltar a sua importância como um depositário da história e desenvolvimento do Paraná. (RO)

Serviço: As atividades da Semana do Sesquicentenário do Arquivo Público do Paraná serão realizadas da sede da entidade, na Rua dos Funcionários, 1796, Cabral. Outras informações pelo telefone (41) 352-2299. 

Voltar ao topo