Dose extra de paciência

Reformas de estações nas canaletas deixam usuários perdidos

As obras do Ligeirão Norte, a linha de ônibus expresso que fará o trajeto entre o Centro e o Santa Cândida, têm gerado transtornos para motoristas e usuários do trecho. Devido à adequação das estações, que serão realinhadas para que o Ligeirão possa transitar, a rota dos ônibus em alguns trechos teve que ser desviada.

Além disso, as reformas obrigaram a desativação de alguns tubos. Hoje, entre o Terminal do Santa Cândida e o Passeio Público, as estações Maria Clara e Gago Coutinho não estão funcionando. Na outra ponta do percurso do Ligeirão, na Avenida Sete de Setembro, estão fechadas as estações Coronel Dulcídio e Alferes Poli.

Complicação

A grande reclamação é em relação à distância que os usuários precisam percorrer para o embarque e desembarque. A dona-de-casa Patrícia Ramos de Oliveira mora próximo à estação Gago Coutinho. Três vezes por semana ela usa a linha Santa Cândida-Capão Raso para visitar a mãe, que mora no Portão. Devido ao fechamento do tubo da Gago Coutinho, ela precisa caminhar até a estação Holanda ou ao Terminal do Boa Vista para pegar o ônibus. “Falando assim, parece que é perto, mas com criança, bolsa e sacolas de compras é complicado. Sei que temos que ter paciência, mas podiam ter pensado numa solução para que as pessoas não tivessem que desviar tanto do local de embarque”, reclama.

O aposentado José Carlos Peramino é usuário da Estação Maria Clara e, com as obras, precisa caminhar quase um quilômetro de sua a casa até o tubo Constantino Marochi. “Eu já sou velho e tenho problema na coluna. Então ficou complicado, podia ter feito estação provisória para atender a todos. Agora é ter paciência”, lamenta.

Previsão pro fim do ano

De acordo com a Urbs, as obras de reformas e adaptação das estações Gago Coutinho e Maria Clara ficarão prontas dentro de 90 dias. Já os novos tubos da Coronel Dulcído e da Alferes Poli serão entregues até o fim deste mês. A previsão da empresa é que a obra total do Ligeirão Norte – do Santa Cândida até a Praça do Japão – só deverá ficar pronta no final do ano.

O órgão responsável pelo transporte coletivo ressalta que as intervenções são feitas em trechos pequenos, de uma ou duas quadras, para não prejudicar ainda mais o tráfego. O prazo para implantação efetiva da linha não foi informado pela Urbs, que está reestudando o trajeto a partir do final da Sete de Setembro, já que a prefeitura desistiu de mexer na Praça do Japão, como previa o projeto original. O Ligeirão Norte tem o mesmo conceito das linhas Pinheirinho/Carlos Gomes, que passa pela Linha Verde, e Boqueirão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto. A rota fará a ligação do Terminal Santa Cândida à Praça do Japão, com apenas oito paradas, fazendo trajeto de 11,5 quilômetros em 25 minutos. A previsão é que no Ligeirão Norte sejam transportados 50 mil passageiros por dia.

Voltar ao topo