Reforma da Casa do Estudante em fase final

Entrou na fase de acabamento a reforma do primeiro bloco da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU), que está sendo feita pela Prefeitura de Curitiba. As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas estão trabalhando dentro e fora do prédio para entregar este bloco neste semestre. Esta é a primeira reforma geral do prédio desde sua entrega em 1956, pelo presidente Juscelino Kubitscheck.

Nos cinco andares do imóvel, as equipes estão executando tarefas diferentes. Na cobertura, o trabalho é de limpeza da ala dos visitantes, cujo trabalho está concluído e o espaço será usado para hospedar acadêmicos de outras cidades ou alunos que prestarão vestibular.

No andar de baixo, o trabalho está na pintura de paredes e ajustes de luminárias. No terceiro andar, o trabalho é de colocação de portas e finalização das recuperações de janelas. Nos demais, há equipes lixando os pisos de tacos e finalizando as instalações das janelas.

Em todo o novo bloco, foram recuperadas 140 “janelões” dos quartos e corredores, que guardam as características do período neoclássico, fase arquitetônica predominante na Casa do Estudante. Usando sistemas de pêndulos, as janelas têm caixas com roldanas e pesos de até 20 quilos, que permitem a abertura e fechamento das janelas.

A obra em um dos blocos da CEU está sendo feita de cima para baixo. Quando concluído o bloco, será feita a mudança de 240 acadêmicos do outro bloco para o reformado. O dormitório dos visitantes funcionará como um albergue, abrigando vestibulandos do interior e de outros estados ou acadêmicos de outras cidades em visita a Curitiba. Com a reforma, será possível cobrar uma taxa de hospedagem, que será usada para manutenção do prédio

Outra obra é a construção do elevador e de escada de acesso ao novo auditório, que poderá ser usado para eventos e palestras. A base do novo elevador está pronta e as equipes trabalham na construção do fosso.

Na reforma da CEU, a Prefeitura está investindo R$ 3,47 milhões. Serão reformados os cinco pavimentos e o subsolo do prédio. As obras incluem serviços de restauro; recuperação da estrutura; modernização dos sistemas de prevenção, hidráulico, elétrico e telefônico; implantação de rede lógica e internet; troca de esquadrias, implantação de rampas de acesso, elevadores e reforma geral na cozinha.